
Você tem medo de errar? Saiba como os erros podem te ajudar no aprendizado
Quem está estudando para ser aprovado no vestibular em cursos de alto desempenho muitas vezes se depara com situações desafiadoras e até desagradáveis , como por exemplo não entender um conteúdo ou “travar” na resolução de exercícios.
Mas quem é aluno do Curso e Colégio Prime, em Londrina, já sabe: enfrentar os erros e aprender com eles é muito importante para o aprendizado e evolução dos estudos e faz parte do processo.
Muitas vezes, temos a tendência de evitar erros porque associamos a falha à incompetência ou à falta de capacidade. No entanto, errar é um dos caminhos mais eficazes para o aprendizado, pois nos permite identificar lacunas no conhecimento e buscar novas formas de pensar e resolver problemas.
Desenvolver a humildade intelectual é essencial nesse processo. Reconhecer que não sabemos tudo e estar aberto a aprender com diferentes perspectivas nos torna mais flexíveis e preparados para lidar com desafios. Quem pratica a humildade intelectual entende que errar faz parte do caminho e que cada falha é uma oportunidade de crescimento.
LEIA MAIS
Na jornada do vestibular
“O erro, a frustração e a sensação de inadequação fazem parte do caminho da aprovação e, quando compreendidos da forma certa, tornam-se aliados poderosos no processo de aprendizado”, destaca a orientadora de estudos Márcia Chiréia.
Márcia lembra que nosso cérebro tende a evitar o erro porque associa a falha à dor e à rejeição. No entanto, diversos estudos mostram que errar pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento. Quando enfrentamos dificuldades, somos forçados a sair da zona de conforto e buscar novas estratégias, o que fortalece nossas habilidades cognitivas e emocionais.
No Prime, aprender com os erros faz parte da metodologia. Por isso damos valor aos simulados, afinal, cada questão errada é uma oportunidade de rever o conteúdo, entender quais são os pontos fortes e fracos do aluno e até mesmo desenvolver novas formas de pensamento. “No vestibular, aqueles que aprendem a lidar com a frustração e o desconforto se tornam mais resilientes, mantendo o foco mesmo diante de desafios difíceis.”
A chave está em mudar a perspectiva sobre o erro. Em vez de vê-lo como um obstáculo, é preciso enxergá-lo como um degrau necessário para alcançar objetivos maiores. Quem deseja conquistar uma vaga nos cursos mais concorridos precisa entender que o desconforto é inevitável, mas também passageiro – e que, com esforço e estratégia, ele pode ser transformado em uma vantagem.
Aceitar os erros significa permitir-se aprender sem medo da falha. É essa atitude que diferencia os estudantes que persistem daqueles que desistem no meio do caminho.