Vestibular UFPR 2023: inscrições estão abertas até 31 de agosto ao meio-dia

Na edição de 2023, o vestibular da UFPR terá 152 vagas para o curso de medicina, com ingressos previstos no primeiro e no segundo semestre 

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) abre no dia 18 de julho as inscrições para o Vestibular 2023. Os vestibulandos podem se inscrever até o meio-dia de 31 de agosto, pelo site do Núcleo de Concursos. A inscrição custa R$ 195,00. 

Nesta edição, o vestibular UFPR será realizado em duas fases, em 23 de outubro e 4 de dezembro. Serão oferecidas 5361 vagas distribuídas em 126 cursos. O curso de medicina oferece 152 vagas, metade delas para ingresso no primeiro semestre e a outra metade no segundo semestre. Informações completas sobre o vestibular podem ser consultadas no Manual do Candidato. A data provável de divulgação do resultado final é 13 de janeiro de 2023. 

Também no dia 18 de julho começa o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição. Podem pedir isenção as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e também qualquer estudante de escola pública que, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo) para pagar a taxa. A previsão é que de 8% a 10% dos candidatos inscritos recebam isenção.

Este ano, o prazo para pedir isenção de taxa foi ampliado: será de 18 a 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e de 18 de julho a 5 de agosto para os candidatos não inscritos no CadÚnico, mas que possuem renda de até 1,5 salário mínimo. 

Como já vem acontecendo nos vestibulares anteriores, metade das 5361 vagas é destinada para a concorrência geral e a outra metade, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa segunda metade, existem cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Candidatos inscritos pelo sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverão passar, antes do vestibular, pelas bancas de validação. A convocação para as bancas ocorrerá em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de ampla concorrência.

LEIA MAIS

Saiba quais são as obras de leitura obrigatória para o vestibular UFPR 2023

Vestibular 2023 da UFPR será em duas fases

Depois de dois anos em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, este ano o vestibular da UFPR volta a ser realizado em duas fases, como forma de valorizar as habilidades de leitura e escrita.

Primeira fase 

A primeira fase, de caráter eliminatório, acontecerá em 23 de outubro, a partir das 14 horas, com duração de 5h30. Consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. O resultado será divulgado no dia 14 de novembro.

A prova da primeira fase será aplicada em 11 cidades, quase o dobro do número de locais das edições anteriores. Além de cinco cidades onde a prova já era aplicada – Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo –, ela ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná (Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá) e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina (Joinville).

Ao fazer a inscrição o candidato deverá escolher a cidade em que deseja realizar a prova da primeira fase.

As questões da prova de Conhecimentos Gerais serão distribuídas quanto ao conteúdo: 

  • 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História;
  • 8  questões sobre Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano)
  • 18 questões de Português, sendo 12 de uso da Língua Portuguesa e 6 relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira;
  • 5 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Filosofia e Sociologia.  

Segunda fase

A segunda fase acontece em dois dias: 4 de dezembro, a partir das 14 horas (prova de produção e compreensão de texto); e 5 de dezembro, também a partir das 14 horas (provas específicas por curso). Candidatos ao curso de Música farão também provas de habilidades específicas (teórica e prática). Para medicina, as disciplinas específicas serão Química e Biologia.

A segunda fase será realizada somente nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. O candidato será alocado automaticamente na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu, com uma exceção: para os candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná, a prova da segunda fase será aplicada exclusivamente em Matinhos.

As provas da segunda fase são organizadas da seguinte maneira:

  • Uma prova de Compreensão e Produção de Textos, comum a todos os candidatos que participarem dessa fase; 
  • Até duas provas específicas (discursivas), segundo as opções realizadas por cada curso, conforme divulgado no Guia do Candidato; 
  • Duas provas específicas (uma Teórica Objetiva e uma Prática) para os candidatos ao curso de Música que participarem dessa fase.