Vestibular com exame oral já é realidade no Brasil

Os vestibulares estão mudando e o jeito que você aprende também precisa mudar! Algumas universidades de elite no Brasil, como FGV e Insper, já exigem a realização de provas orais no processo seletivo. O objetivo é verificar as habilidades de comunicação e pensamento crítico dos candidatos, um atributo cada vez mais valorizado no mundo atual.

Pensando na importância de desenvolver comunicação e pensamento crítico nos adolescentes, o Colégio Prime, nova escola de ensino médio de Londrina, terá foco especial na aprendizagem das linguagens. Os alunos vão desenvolver habilidades de escrita, leitura, argumentação e defesa das próprias ideias. Dessa forma, além de estarem mais preparados para as provas que exigem expressão oral, também aprendem uma habilidade básica para a vida em sociedade. 

Conheça os vestibulares que exigem prova oral

FGV

Na fundação Getúlio Vargas, a prova oral é aplicada para quem pretende entrar nos cursos 

de graduação em Brasília ou graduação em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito em São Paulo. O processo seletivo é composto por duas fases, sendo a 1ª Fase com dois módulos (objetivo e discursivo) e a 2ª Fase por um Exame Oral. Saiba mais no link. 

Insper

As turmas de graduação em Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia e Engenharias (de Computação, Mecânica e Mecatrônica) são abertas a cada início de semestre e o processo seletivo é composto de duas fases:

  • A 1ª fase é composta por: provas de Linguagens e Matemática, Ciências Humanas (administração, direito e economia) ou Ciência da Natureza (engenharias e ciência da computação) e Redação. Os candidatos também podem participar do vestibular ou da seleção via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), SAT (Suite of Assessments) ou IB (International Baccalaureate).
  • A 2ª fase é composta por três etapas:
  1. Desafio de Design: Atividade não avaliativa que tem por objetivo proporcionar ao candidato interação com os alunos do Insper;
  2. Dinâmica em Grupo: Debates em grupos de até 6 candidatos para a avaliação de Comunicação Assertiva, Pensamento Crítico e Interação com pessoas, sobre temas de conhecimentos gerais;
  3. Arguição Oral: Avaliação do Aprender a Aprender baseada no levantamento de questões do candidato sobre temas de conhecimentos gerais.

Saiba mais no link. 

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Nesta faculdade, para graduação em Medicina, o processo é composto por duas fases de avaliação: 

  •  1ª fase: acesso via vestibular - prova com 1  redação, 50 questões de múltipla escolha e 5 questões analítico dissertativas, ou acesso internacional via IB/ ABITUR. 
  • 2ª fase: Múltiplas Minientrevistas (MME), que consistem numa série de 8  estações de avaliação estruturadas e com tempo controlado, baseadas em “cenários” que darão aos candidatos diferentes oportunidades de expor suas impressões e habilidades. As competências avaliadas podem incluir: comunicação efetiva, empatia, pensamento crítico, trabalho em equipe, liderança, ética, compaixão e motivação.

 

 Saiba mais no link