Sororidade, feminicídio e pós-verdade passam a fazer parte do guia ortográfico Volp
Você certamente já usou palavras como feminicídio, pós-verdade, negacionismo ou sororidade na prática de redações para os vestibulares ou para o ENEM. Esses termos já fazem parte do vocabulário e do imaginário dos brasileiros, mas ainda não estavam oficialmente registrados no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O Volp, como é conhecido, é uma publicação da Academia Brasileira de Letras que, em sua sexta edição, lançada recentemente, traz uma lista de 382 mil palavras grafadas em sua forma correta.
A nova edição do Volp está disponível para consulta online, no site da academia. O conteúdo pode ser acessado também pelo aplicativo oficial do Volp (disponível no Google Play e na App Store). Essa é a primeira atualização da publicação desde a 5ª edição, lançada em 2009.
Leia mais:
Como fazer a redação do Enem sem ter informações sobre o tema proposto?
Conheça as competências analisadas na redação do Enem
O que é o Volp?
Trata-se de uma ferramenta muito importante para quem trabalha com escrita, pois informa a maneira correta de escrever as palavras de acordo com a regra formal da língua.Para quem está se preparando para vestibulares ou Enem, o Volp pode ser uma ferramenta importante para tirar dúvidas sobre grafia de forma rápida e fácil.
A sexta edição da publicação traz mil palavras novas, incluindo estrangeirismos, além de correções e informações complementares nos verbetes, como acréscimos de ortoépia, diversas possibilidades de plural e, apenas em alguns casos, para desfazer dúvidas e ambiguidades, a indicação de homonímia, paronímia e significado.
Novas palavras
Telemedicina, ciberataque, judicialização, pós-verdade, negacionismo, necropolítica, gentrificação e ciclofaixa são alguns exemplos de verbetes que passam a constar na nova edição do Volp. O guia estabelece ainda a grafia correta para covid-19 que, agora, oficialmente passa a ser escrita com letra inicial minúscula no Brasil.
O Volp traz ainda uma lista de estrangeirismos comuns na língua portuguesa, como botox, bullying, compliance, crossfit, home office, lockdown, podcast e emoji. São palavras, expressões e construções tomadas por empréstimo de outra língua, mas de uso popular no Brasil.
Como foi feita a atualização do Volp
A atualização do Volp é feita pela Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL, por meio da reunião de novos vocábulos colhidos em textos literários, científicos e jornalísticos ou recebidos como sugestão por quem consulta o Volp.
A obra, de acordo com a Associação Brasileira de Letras, foi atualizada com o objetivo de oferecer ao público uma edição em dia com a evolução da língua, de modo a refletir as mudanças da sociedade.
Muitos dos acréscimos feitos no Volp se referem a termos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico, do contexto da pandemia do novo coronavírus, do registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, assim como de termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.