Entenda como funciona o Novo Ensino Médio

Desde 2022, o ensino médio oferecido nas escolas públicas e particulares brasileiras mudou. O chamado Novo Ensino Médio foi desenvolvido para aproximar as escolas da realidade dos alunos, do mercado de trabalho e das novas necessidades da sociedade. 

A mudança foi determinada por uma lei que vale em todo o Brasil

Por que o ensino médio mudou?

A decisão de mudar o formato do ensino médio foi tomada depois de muito debate entre educadores, pesquisadores, políticos e outros segmentos da nossa sociedade. Ao longo dos últimos anos, os profissionais da educação perceberam que o ensino médio não atendia aos desejos e às necessidades dos alunos em relação à escola.

Você mesmo, em algum momento da sua vida, deve ter se perguntando: por que estou aprendendo isso nas aulas? A reforma do ensino médio ocorre como uma resposta a esses anseios. A ideia é que os conteúdos que você aprende na escola sejam mais conectados com o seu dia a dia e as suas expectativas em relação ao futuro. 

Além disso, o Novo Ensino Médio valoriza e incentiva o protagonismo juvenil:  a ideia é que você seja preparado para fazer escolhas, tomar decisões e se responsabilizar por elas. A escola vai te levar a refletir sobre o que você espera do futuro e como podemos te apoiar nesse caminho. 

Conheça as principais mudanças para o aluno

O Novo Ensino Médio considera três aspectos importantes no currículo: incentivo ao protagonismo dos alunos, construção de um projeto de vida paralelo aos estudos e desenvolvimento de responsabilidade e autonomia sobre as escolhas.

Carga horária

Com o Novo Ensino Médio, a carga horária mínima anual passou de 800 horas letivas anuais para 1.000 horas. Ao longo de todo curso, que deve somar 3.000 horas, no máximo 1.800 horas serão destinadas à matriz de competências e habilidades e, no mínimo, 1.200 horas serão flexíveis e contemplarão os chamados Itinerários Formativos. Você terá mais tempo para aprender os conteúdos essenciais e se aprofundar naqueles conhecimentos que mais interessam, escolhidos entre diferentes opções.

Formação geral básica definida pelo BNCC

A Lei que determinou a criação do Novo Ensino Médio prevê que todos os alunos matriculados nessa etapa da vida escolar aprendam os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um conjunto de conhecimentos essenciais que você terá de dominar para desenvolver competências e habilidades consideradas importantes para iniciar sua vida adulta com uma formação escolar bem-sucedida.  

No Novo Ensino Médio, os conteúdos são organizados por áreas de conhecimento. Muitos desses conhecimentos são conteúdos que você já aprendeu no ensino fundamental e que serão retomados de forma mais reflexiva e aprofundada no ensino médio, de acordo com a Matriz de Competências e Habilidades da BNCC.  A Matriz é obrigatória a todos os estudantes e contempla as quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). 

Conheça as quatro áreas de conhecimento do ensino médio

1 - Linguagens e suas tecnologias - aprofundamento dos conhecimentos relacionados às linguagens, sejam elas a língua portuguesa, línguas estrangeiras e linguagens digitais, corporais, artística, design, artes cênicas, roteiros e produções literárias.

2 - Matemática e suas tecnologias -aprofundamento dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diferentes contextos. Inclui resolução de problemas e análises complexas (funcionais e não lineares), análise de dados estatísticos e probabilidade, geometria e topologia, robótica, automação, inteligência artificial, programação, jogos digitais, sistemas dinâmicos e etc. 

3 - Ciências da natureza e suas tecnologias - aprofundamento de diferentes conceitos científicos, o que envolve astronomia, metrologia, física geral, clássica, molecular, quântica e mecânica, instrumentação, ótica, acústica, química dos produtos naturais, análise de fenômenos físicos e químicos, meteorologia e climatologia, microbiologia, imunologia e parasitologia, ecologia, nutrição, zoologia e  outros.

4 - Ciências humanas e sociais aplicadas - aprofundamento dos estudos sobre relações sociais, modelos econômicos, processos políticos, pluralidade cultural, historicidade do universo, do homem e natureza e etc.

** Uma possibilidade, ainda, é cursar o Ensino Técnico ao mesmo tempo em que cursa o ensino médio. Se você tem interesse, pesquise sobre instituições que oferecem a modalidade. 

Itinerários Formativos: a flexibilização dos conhecimentos

Você quer estudar Direito e já se perguntou por que tem que saber os mesmos conteúdos de física que seu colega que pretende ser engenheiro? Ou, ao contrário, quer Medicina e não entende porque precisa estudar tanta história ou geografia? A flexibilização do percurso formativo dos estudantes, com base nos Itinerários Formativos, veio para mudar isso.

Essa, aliás, é a grande novidade do Novo Ensino Médio.De acordo com seu Projeto de Vida, você escolherá atividades mais conectadas com seus interesses, aptidões e objetivos. Os itinerários formativos vão permitir que você amplie a aprendizagem em uma ou mais áreas de conhecimento e isso ocorrerá de forma prática, mais conectada com a realidade.

Se você gosta de matemática, por exemplo, poderá aprofundar seus conhecimentos em um curso sobre a bolsa de valores. Se gosta de sociologia, quem sabe a escola não ofereça um projeto de pesquisa sobre a realidade do bairro? A turma de linguagens poderá aprender outras línguas, criar um grupo de teatro…. E na área de ciências da natureza, que tal aprender a manipular equipamentos como o microscópio ou entender melhor como é o sistema de defesa do corpo humano? Há ainda o itinerário propedêutico, que contempla a preparação para o vestibular na área que o aluno quer.

Os itinerários são organizados por cada escola por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, considerando os interesses e necessidades dos estudantes, a relevância para o contexto local e as possibilidades dos sistemas de ensino, sendo possível, ainda, a composição de itinerário integrado.

Objetivos dos Itinerários Formativos 

  • Aprofundar e ampliar aprendizagens.
  • Consolidar a formação integral para que os estudantes desenvolvam autonomia para realização dos seus projetos de vida.
  • Promover valores universais como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
  • Desenvolver visão de mundo ampla e heterogênea, assim como a capacidade de tomar decisões e agir.

Para pensar:

A escolha dos Itinerários Formativos precisa ser muito bem orientada pela escola, pois, mesmo que exista a possibilidade de troca dos itinerários, o ideal é conduzir o estudante por uma trajetória identificada com os seus objetivos, para que os mesmos sejam atingidos. 

Eixos estruturantes

Os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio devem organizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos nas escolas. O objetivo é que conectem as experiências educativas com a realidade contemporânea e permitam o desenvolvimento de habilidades relevantes para a formação integral dos alunos. Cada itinerário deve passar por pelo menos um dos eixos e preferencialmente por todos eles. 

Conheça os eixos estruturantes:

  • Investigação Científica - Investigação da realidade por meio da realização de práticas e produções científicas para que o estudante seja capaz de compreender e resolver situações cotidianas, promovendo o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da comunidade
  • Processos criativos - idealização e execução de projetos criativos por meio de arte, cultura, mídia, ciências e suas aplicações. O objetivo é que o estudante seja capaz de expressar-se criativamente e/ou construir soluções inovadoras para problemas da sociedade e do mundo do trabalho.
  • Mediação e intervenção cultural - envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental, com base em questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta. Esse eixo propõe que o aluno desenvolva a capacidade de mediar conflitos e propor soluções para problemas da comunidade.
  • Empreendedorismo - criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida, levando o aluno a desenvolver autoconhecimento para empreender em ações que o fortaleçam como protagonistas da sua trajetória.

Projeto de vida

No Novo Ensino Médio, oferecer aos estudantes o Projeto de Vida como parte do currículo torna-se obrigatório. Para isso, o ideal é que a escola ofereça mentoria com um profissional qualificado que vai incentivar o autoconhecimento, para ajudar o aluno a entender o momento em que está inserido, mostrar princípios e parâmetros que usamos para fazer escolhas e desenvolver um projeto de futuro. 

Ao desenvolver o Projeto de Vida, o adolescente vai pensar nas possibilidades de escolha profissional e como espera que seja seu papel no mundo. Essa reflexão deve ajudá-lo a direcionar sua experiência na escola para alcançar esses objetivos. 

 

A escola é o ambiente ideal para promover essa jornada de aprendizagem criativa, lúdica e significativa, conectada com sonhos e expectativas. O papel da equipe de educadores é fundamental para que o aluno desenvolva a crença no seu potencial e uma visão otimista em relação ao futuro.